Conversa de bar




Marquei de tomar umas com uns amigos da faculdade, acabaram-se as férias, botecopróximo da facu, assim me sinto menos culpado de não ir pra aula. Chego lá meia hora atrasado, tinha uma amiga,sentada tomando cerveja, mas tinha acabado de chegar, por isso meu atraso nem foi percebido, ele foi é proposital, pois sabia que ninguém chegaria no horário.. É sempre assim, se fôssemos tão pontuais e certinhos, nem teríamos ido para o bar e sim para a facu, mas esses não seriamos nós.

Nos cumprimentamos, conversamos, bebemos cerveja e peço uma cachaça, e ela também, surgem assuntos sobre o futuro. Ela diz precisamos fazer algo da vida, vamos montar um bar, não quero ser empregada de alguém minha vida toda.

Bem, acho que ela quase não trabalhou para ninguém e mesmo assim já sabe que vai ser um saco. E eu trabalho e sei que é um saco.

É, um saco trabalhar para um boçal que só te explora. Um bar ia ser do caralhomesmo, porra, eu já fico neles todo o meu tempo livre e pago pra isso, se eu ganhasse então, ia ser foda, assim talvez entenderia como é trampar com o que gosta.

Já estava imaginando o bar, até o endereço, baixo augusta, lado underground(ultimamente está mais para hype), um bar com um som de bom gosto, algo que anda difícil de se encontrar, você só acha isso pagando para entrar nas baladas ou bares caríssimos, mas eu não quero isso, eu quero a liberdade de entrar e sair quando quiser e não ter de pagar por isso. Um som com uma playlist decente, vários estilos, classicrock, indie, mpb, boa música.

Também aproveitaria para chamar os amigos que tocam para fazerem um som por lá.
Em meio aos meus devaneios, chegam outros amigos.
Todos como seu copo cheio e começam algum assunto, na verdade eu nem estavaprestando muita atenção na conversa, eu estava pensando na música tosca que tocava na hora. Bebo mais um copo e minha revolta interna com o som termina, já que não adiantaria de nada.

Começo a prestar atenção ao contexto. Estavam falando sobre a tropicália.
Qual vocês acham melhor, a tropicália ou a bossa nova?
Bem, sei lá, acho que não tem comparação, é muito complicado comparar essas coisas.
Começam a surgir as opiniões. Uns acham que é realmente difícil comparar, cada um é bom do seu jeito. Mas a bossa nova é um estilo mais diferenciado, você percebe que ela não é o jazz nem o samba. Enquanto a tropicália é quase o som psicodélico. Bem, eu acho que a tropicália também foi inovadora, foram usados bons argumentos, um deles é músico, eu não, então prefiro não falar nada, e também não tinha nada pra falar, acho que não tem comparação mesmo, cada um tem seus méritos.
Outro diz que a bossa foi um movimento musical muito elitista, a tropicália foi mais popular. É, também concordo que é uma boa justificativa.

Bem, como não haveria solução para a conversa mesmo, acaba surgindo outro assunto, mas na mesma linha.
E qual você prefere, blues ou jazz?
Bem, já digo que gosto mais de blues, sei lá, gosto pessoal mesmo, sei que os caras do jazz tocam pra caralho, gosto de ouvir, tem umas improvisações muito boas, porém, acho o blues uma coisa mais viceral, tem um sentimento mais profundo ou ao menos combina mais comigo.
Um fala que o blues é mais dançavel, o jazz algumas vezes se parece com várias pessoas afinando os intrumentos, estilo o jazz be-bop. Gostei dessa, as vezes parece mesmo.
Outro fala, que nada, que o jazz é divertido sim, dá até pra dançar, não sei se isso é um bom argumento, tantas músicas péssimas também servem pra dançar. Após isso começa uma discussão sobre estilos de jazz, que possui vários, muitos dos quais não tenho nem idéia dos nomes, por isso prefiro pedir mais cerveja e mais cachaça, essa discussão vai longe e bebâdo ela ficará bem mais interessante.

Bom, no final, já estava bêbado e não me lembro bem da conclusão. Mas também... que conclusão? Essas discussões não tem conclusão, mas ao menos nós fazem divagar sobre alguns assuntos, desde a vida, até música, no final é tudo interligado.


Postado Originalmente em: http://almostdrunk.blogspot.com/2009/07/conversa-de-bar.html
Falta de tempo

1 Andarilhos:

Ferdi disse...

Eu não consigo escolher entre blues e jazz, mas ouço mais jazz, mas não GOSTO mais de jazz, só ouço mais.