Imagine

Um mundo sem fronteiras, um mundo onde todas as pessoas são iguais, sem preconceitos, sem motivos para guerras, sem razão para o ódio; um mundo de igualdade, fraternidade. Isso tudo é lindo, em uma música, em um texto. Mas quem realmente gostaria de um mundo assim?
Todos iguais, sem diferenças? Queremos ser iguais a todos? Não queremos nos destacar, tentarmos ser melhor que os outros? Você vai aceitar ser igual a um cara que você sabe que não tem metade de sua capacidade e, mesmo assim vocês terão a mesma vida e você irá possuir as mesmas coisas que ele e nada mais; mesmo que você se esforce muito mais que ele.
Sim, isso pode ser inveja; mas isso não é um sentimento humano? Infelizmente é de nossa natureza. Quantos se adaptariam, aceitariam isso? Sei que quase todos nós tentamos pensar no bem para todos, que todos merecem uma boa vida e que não se importaria em sermos iguais. Mas quando acontece, nosso instinto de competição não permite.
Se estou aqui é para tentar ser bom em algo, ter meu lugar aqui e que ele seja mais ensolarado que os outros. Não que eu quero que os outros se fodam, gostaria que todos estivessem bem, mas que eu esteja ainda melhor.
O socialismo é ótimo nos livros, seria ótimo que funcionasse. Mas na prática, as coisas são bem assim. Quando você tem poder, quando você pode obter vantagens para si, você se aproveitará. Sim, nosso sistema capitalista onde um quer passar por cima do outro para se dar bem pode ser terrível. Mas porque nós adaptamos tão bem a ele? Acho que o problema é muito mais embaixo do que apenas uma ideologia ou um sistema econômico.

"Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros" - A Revolução dos Bichos - George Orwell



12 Andarilhos:

Ferdi disse...

Concordo total, é uma utopia moral, pratica.. é bonito de se ler e discursar sobre, mas é hipocrisia fingir aceitar.

Essência e Palavras disse...

Os bichos são iguais, o valores diferente, cada um com sua mente...

é estranho, e é... O mundo.

Beejo moço!

Jééh disse...

nossa você tem razão, alguns acharia um mundo assim uma maravilha, outros (como eu) não consegui imagina onde isso seria possível :\

Marcel Hartmann disse...

Eu concordo com tudo o que tu falou. Não é como se o capitalismo tivesse caido no nosso colo, e nós o escolhemos porque não havia nada além dele, ou pq não tínhamos nada pra fazer...

Marcelo Mayer disse...

o capitalismo acabopu o muro de berlim. mas criou outros. muito piores. muros invisíveis. que dele, nascem preconceito, ganância, corrupçnao entre outras falatlidades. não acredito mais em "ismos" algum. o mundo tá cheio deles e nenhum deu certo. algiém podeprovar se algum deu certo? a história prova muito bem que não. (para os radicais, sem defender cuba, ok?...). o capitalismo ainda prevalece pq foi o melhor que nos encaixamos. pois o homem é corrupto por natureza. sempre quer mais. ele tem desejos, precisa deles. e para ter essa paz, precisamos tirar de outros. para ter uma vida conforteavel, alguém tem de sacrificar algo. seja o dia, a noite, os braços ou qualquer parte. fato. capitalismo esta a beira de explodir.
bom, acho a música imagine do caralho. podem me chamar de louco, mas é oq vai justamente acontecer... e não, não é em 2012 e topda essa palhada. snao convicções minhas. enfim... hahah
com essas convicções aprende que não é errado ter MUITo dinheiro, é errado amar o dinheiro.
é isso, senão vnao me excluir daqui. hehe
quando a gente fala em cada um ser igual, não é no sentido se sermos IGUAIS. e sim, de cada um enaltecer sempre as qualidades dos outros, e não colocar o carater a prova dos defeitos. todos somos melhores em alguma coisa. sermos iguais, é nos completar.
ótimo texto rapaz!
imagine... esse cara morava no dakota, mas sabia das coisas

Thai Nascimento disse...

Hum... Eu ainda penso que gostaria que não houvessem guerras ou ódios.

:)

Giovanna disse...

"Acho que o problema é muito mais embaixo do que apenas uma ideologia ou um sistema econômico."



O problema é mais embaixo sim, o problema é o ser humano.

Érica Ferro disse...

A competitividade, infelizmente ou felizmente, está nas veias de todos nós; o que vale é jogar limpo, é ser, mas não desmerecer quem já é ou também quer ser.

Diego disse...

Justamente, o problema é o ser humano... somos nós.

Dayane Soares Vicente disse...

O problema é que forçadamente temos que nos "adaptar" a este sistemas ja que não tem outro! Mas as pessoas que passam fome nas ruas não se adaptaram, os militantes do MST não se adaptaram, os donos de ectares e ectares de terra talvez sim, os empresários,logicamente.
O ser Humano tem dessa mesmo de querer se sobresaltar e etc, etc... Mas o principio do socialismo é tudo que uma boa vida requer pra todos, depois disso cada qual se vira com seus luxos, se sentirem-se realizados com eles.
Ah! É uma questão muito ampla, e eu não sei nem como se escreve "ectares" (Sei la se é assim).
Sei que pensar no socialismo como, se fossemos irmãos gêmeos que a mãe veste com a mesma roupa e confunde os nomes, não é animador!

Vanessa disse...

o capitalismo foi o melhor que encaixou em nossa comodidade. ninguém reclama quando se é um. e reclama quando não é.

Lucas disse...

“a Democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras formas já experimentadas"

Churchill